top of page

Tendências do WhatsApp para 2026 — O que esperar da maior plataforma de mensagens


O WhatsApp continua sendo um dos apps mais usados no mundo. E em 2026 vem muitas mudanças.
O WhatsApp continua sendo um dos apps mais usados no mundo. E em 2026 vem muitas mudanças.

É fato que o WhatsApp continua sendo um dos apps mais utilizado no mundo. Atualmente ele conta com mais de 3 bilhões de usuários ativos, influenciando comunicação pessoal, negócios e serviços públicos.


E para 2026 a expectativa é ainda maior. Inclusive diversas mudanças importantes estão moldando o futuro da plataforma — desde privacidade e IA até novas formas de interação e funcionalidades empresariais. O PlugPhone como solução oficial da Meta e a Meso como parceira estão sempre de olho e nesse material listaram para você o que será tendência no WhatsApp para 2026, confira:


  • Introdução de nomes de usuário (usernames): que permitem conectar-se sem compartilhar seu número de telefone. Esse recurso aumenta a privacidade e pode facilitar conexões entre usuários e empresas, inclusive reduzindo a necessidade de expor dados pessoas.


  • IA dentro do WhatsApp — integração seletiva e controlada: o WhatsApp está integrando a Meta AI diretamente na experiência do usuário para funções como criação de conteúdo visual e possíveis respostas inteligentes.  Nesse ano de 2026, acontecerá uma mudança com os chatbots. Eles estarão mais focados em tarefas de negócios, como: suporte ao cliente, pedidos e notificações. Já os bots de IA de uso geral, como ChatGPT ou assistentes abertos, não poderão mais operar via WhatsApp Business API, isso a partir de 15 de janeiro de 2026. A Meta limitará esse uso para manter o foco no propósito empresarial da API.  Esse movimento coloca a Meta AI como o assistente “oficial”. O que restringirá assistentes de terceiros dentro da plataforma.


  • Reforço e foco em segurança e privacidade: nesse ano de 2026 haverá definições mais avançadas de privacidade e configurações granulares para quem vê suas informações. O uso da API/plataformas de gestão multicanal, como é o caso do PlugPhone, se tornarão a única forma segura e legal de escalar o contato, garantindo o consentimento explícito (opt-in) para o envio de mensagens e o tratamento adequado dos dados do cliente (LGPD).


  • Hub de negócios e vendas: em 2026 será também o ano em que WhatsApp se consolidará como um canal essencial para vendas, suporte e relacionamento, CRM, insights e análise de comportamento.


  • Integração omnichannel: experiências de atendimento integradas entre sites, Instagram e Facebook.


  • Comunicação interna: empresas usarão o app para notificações internas, RH e micro-treinamento. O que otimizará os processos e interligará ainda mais os processos.


  • Ferramentas criativas de status: edição de fotos e animações com IA diretamente na plataforma.


  •  Pagamentos nativos (WhatsApp Pay – corporativo): em 2026, a proposta é ampliar essa integração para transformar o WhatsApp em um verdadeiro canal de vendas, permitindo que empresas realizem cobranças e recebimentos via Pix e também se conectem a carteiras digitais de terceiros, oferecendo mais conveniência, agilidade e conversão nas transações.


  • Personalização de campanhas de marketing:  será tendência também o uso de dados de CRM e IA para criar campanhas de marketing mais personalizadas. O que fará com que o usuário consiga criar estratégias através da interação e comportamento do cliente. Outra novidade será o uso de gamificação e conteúdo interativo, que terão pesquisas e enquetes. E ocorrerá diretamente no chat para aumentar o engajamento e a taxa de conversão.


Conclusão:

Em 2026, o WhatsApp segue como mais do que um simples app de mensagens:

✔Promove novas formas de conexão com nomes de usuário e integração omnichannel;

✔Reforça o uso de IA interna, ao mesmo tempo que regula o uso de assistentes externos;

✔Consolida sua posição como plataforma de negócios e vendas;

✔Aumenta o foco em segurança, privacidade e ferramentas ricas de comunicação.


Essas tendências refletem não só a evolução técnica do WhatsApp, mas também a transformação da plataforma junto ao PlugPhone que trazem muito mais controle e organização para sua empresa.


Converse com nosso time pelo telefone ou WhatsApp (11) 3164-6301 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br  


Comentários


PREÇOS E ENTREGA
 

Os preços exibidos não incluem possíveis taxas que podem ser cobradas por empresas de cartão de crédito ou entidades bancárias, por exemplo no caso de pagamentos em parcelas. 

Política de Entrega

Utilizamos múltiplos serviços de entrega, assim, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Data estimada de entrega dos produtos:

 

O prazo de entrega, em geral, é de 5 a 60 dias úteis, dependendo do endereço de entrega e do produto contratado. Recomendamos que verifique o status de seu pedido com seu consultor Meso.

Caso a entrega não seja concluída, haverá uma nova tentativa em seguida. O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.

DADOS CADASTRAIS
 

Meso Telecomunicações e Sistemas Ltda.

contato@mesotelecom.com.br

CNPJ: 18.342.807/0001-78
 

Escritório Brasília

(61) 3550-6750

​​

Escritório São Paulo

Av. Paulista, 1.765, 7º Andar, Conj. 72, CV: 8572, Distrito Bela Vista, São Paulo / SP. 

CEP 01311-200
(11) 3164-6301

​​​

Minas Gerais

Rua Mato Grosso, 539, Loja 307 – Belo Horizonte/MG, CEP: 30190-080

(31) 2526-5111

Escritório Rio de Janeiro

(21) 2018-4975

POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E REEMBOLSO

Você pode trocar os produtos adquiridos até 15 dias após recebê-los devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja etiquetado, com todos os acessórios e não tenha sido utilizado.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução.

Reembolso

Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade. A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page