Minha conta de WhatsApp Business foi bloqueada? E agora? O que fazer?
- Alline Sapore, Jornalista e Mercadóloga.
- 4 de ago.
- 3 min de leitura

O WhatsApp Business se tornou uma ferramenta essencial para empresas de todos os tamanhos manterem contato com clientes de forma ágil, segura e profissional. Percebemos que a maior parte dos consumidores preferem fazer contato por esse canal, o que faz com que ter uma conta no WhatsApp seja essencial para a sobrevivência dos negócios.
Ocorre, que devido algumas práticas que vamos listar nesse artigo, a conta de algumas empresas estão sendo bloqueadas ou suspensas, interrompendo totalmente a comunicação com os clientes e afetando diretamente os negócios.
Se isso aconteceu com você, neste artigo, explicaremos os principais motivos do bloqueio e de como agir para resolver a situação.
1. Entenda o motivo da sua conta ter sido bloqueada:
O WhatsApp pode bloquear uma conta por diversos motivos, como:
Envio excessivo de mensagens em massa (spam);
Uso de listas de contatos sem consentimento dos usuários;
Violação das políticas de uso da Meta;
Uso de versões não oficiais do WhatsApp (soluções piratas);
Denúncias recorrentes por parte de outros usuários.
Já vimos diversas empresas, que vivem perdendo número por essas questões. O que compromete toda a sua central de atendimento.
2. Verifique se o bloqueio é temporário ou permanente
Existem dois tipos de bloqueio na conta de WhatsApp, que são:
Bloqueio temporário: a conta pode ser restaurada após algumas horas ou dias. Nesse caso, aguarde o prazo informado e evite novas infrações;
Bloqueio permanente: significa que sua conta foi desativada definitivamente. Nesse caso, será necessário recorrer ao suporte da Meta. Abaixo, no item 3 há a explicação de como você pode recorrer.
3. Apele para o suporte oficial
Se você acredita que o bloqueio foi um erro ou deseja tentar recuperar sua conta, siga os passos:
Acesse o seu WhatsApp e escolha a opção solicitar análise;
Explique no campo que é destinado a detalhes;
Clique em enviar;
Aguarde o retorno da equipe técnica da Meta.
Vale destacar que, a Meta analisa apenas um número de telefone por contestação.
Para acompanhar o status da sua solicitação, abra o WhatsApp. Enviar mais de uma solicitação não acelera o processo de análise. Você receberá uma notificação do WhatsApp quando a equipe deles concluir a análise e chegar a uma decisão.
4. Adote boas práticas para evitar novos bloqueios:
Após a recuperação da conta (ou ao criar uma nova), adote boas práticas, como:
Evite enviar mensagens em massa não autorizadas;
Utilize a API oficial do WhatsApp Business, especialmente se sua empresa precisa de automações. Como é o caso do PluqPhone, que é uma solução oficial da Meta e e você pode contratar com a Meso. Com essa solução, você faz com que sua central de mensageria fique muito mais completa.
Sempre obtenha o consentimento do cliente antes de enviar mensagens promocionais;
Ofereça a opção de descadastro;
Treine sua equipe para seguir as diretrizes de atendimento da Meta. Quem tem PlugPhone é orientado a seguir todas as exigências.
5. Considere uma solução oficial com API WhatsApp:
Empresas que dependem fortemente do WhatsApp para atendimento e vendas devem considerar o uso da API oficial do WhatsApp, que é o PlugPhone. Ele oferece maior estabilidade, permite automações, integração com CRMs, atendimento por múltiplos agentes e reduz drasticamente os riscos de bloqueio. Além dos gestores terem as métricas das mensagens trocadas com os clientes, ou seja, o seu colaborador pode sair, mas tudo fica num único lugar, acessível a todos que fazem parte da companhia.
Conclusão:
Ter a conta do WhatsApp Business bloqueada pode ser um transtorno, mas seguir os passos corretos ajuda a resolver o problema com mais agilidade. E ter uma solução como o PlugPhone, pode trazer muito mais tranquilidade para você.
Adotar boas práticas e investir em soluções oficiais são formas de garantir que a comunicação da sua empresa com seus clientes continue fluindo sem interrupções.
Se você deseja implantar uma solução oficial da Meta, fale com nosso time pelo WhatsApp (11)3164-6301 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br
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