top of page

Entenda sobre o cabeamento estruturado


Antes de aprofundarmos é importante que você entenda sobre o que é cabeamento estruturado. Trata-se da disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia. O serviço deve seguir as normas de segurança — como a ANSI e a EIA / TIA, que falam de melhores práticas e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos.


É válido destacarmos que, muitas das empresas focam em outros assuntos e esquecem de oferecer uma boa infraestrutura à rede que dê todo o suporte para seus colaboradores. E sem uma boa conexão a sua equipe passará por sérios apuros, o que atinge até a produtividade e consequentemente o serviço prestado para os clientes daquela determinada empresa.


Atualmente é indispensável à qualquer companhia, que exista a necessidade de troca de informações de forma rápida e, que haja uma colaboração dinâmica e eficiente. E diante de todos esses objetivos, os mesmos fazem com que surja a necessidade de se contar com uma rede de computadores/telefonia eficaz.


Você pode se perguntar: mas, qual o objetivo de contar com um sistema de cabeamento estruturado? Saiba que é importantíssimo para organizar e unificar as instalações de cabos existentes e os novos sistemas de cabeamento. De acordo com a Real Decisions Institute, cerca de 70% dos problemas de redes são causados pela ausência de um bom sistema de cabeamento estruturado.


A Meso é referência nacional em comunicação unificada e visando um melhor atendimento aos seus clientes, têm oferecido as empresas o serviço de cabeamento estruturado e através desse artigo, nos mostra algumas curiosidades e vantagens desse serviço.


Os profissionais da Meso, por exemplo, utilizam como referência de instalações, a NBR 14565, que define os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação dessa rede, de forma a minimizar interrupções e falhas no processo.


Um ponto importante é que através da padronização é possível integrar os serviços de dados e voz? Isso mesmo! Assim você terá um direcionamento de cada um deles por caminhos diferentes (sem problemas e surpresas ruins).


Vantagens do cabeamento estruturado:

  • Muito mais facilidade para efetuar mudanças de ramais;

  • Facilidade para gerenciar o sistema;

  • Manutenção segura é com muito mais agilidade;

  • Redução de custos caso precise fazer novas instalações;

  • Em caso de indisponibilidades a prevenção é muito mais assertiva;

  • Suporta futuras aplicações e um aumento do tráfego de dados;

  • Maior Durabilidade à Infraestrutura.

O sistema de cabeamento estruturado é um serviço gerenciado pela área de tecnologia e informática (TI), mas ele deve ser implantado e testado por profissionais especializados, pois caso ocorra algum problema, os mesmos podem impactar no funcionamento das transmissões de informação na sua empresa o que pode virar um enorme problema.


Conheça as principais normas de cabeamento:

Todos os padrões que serão listados abaixo definem o tipo de cabo utilizado, bem como os limites e requisitos (distância, segmentos, frequência etc.) que a estrutura deve atender para garantir o funcionamento adequado.

  • TIA/EIA-568-C.0 – Generic Telecommunications Cabling for Customer Premises;

  • TIA/EIA-568-C.3 – Optical Fiber Cabling Components Standard;

  • IEEE-100BASE-TX – Fast Ethernet;

  • TIA 569-B – Commercial Building Standard for Telecommunications Pathways and Spaces;

  • ANSI/TIA-606-A – Administration Standard for Commercial Telecommunications Infrastructure;

  • ANSI/TIA-607-B – Telecommunications Grounding (Earthing) and Bonding for Customer Premises;

  • ANSI/TIA-758-A – Customer-Owned Outside Plant Telecommunications Infrastructure Standard;

  • ANSI/TIA-862 – Building Automation Systems Cabling Standard for Commercial Buildings;

  • ANSI/TIA/EIA-1005 – Telecommunications Infrastructure Standard for Industrial Premises;

  • TIA-942 – Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center.


Diante da tamanha importância que o cabeamento estruturado tem, as empresa devem optar por uma companhia que seja especializada e que tenha o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). A Meso possui esse registro e conta com uma equipe especializada no assunto.


Esperamos ter ajudado você a entender a importância do cabeamento estruturado.


Mas, caso você tenha dúvidas ou se deseja marcar uma reunião, a equipe da Meso está à sua disposição em um dos nossos contatos.

☎(31) 2526-5111 ☎(11) 3164-6301 ☎(21) 2018-4975 ☎(61) 3550-6750 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page