top of page

CAPEX e OPEX: otimize o investimento da sua empresa em TI


Todo gestor precisa conhecer os investimentos de sua empresa. A tecnologia, por exemplo, é uma grande aliada no crescimento, processos e até mesmo a continuidade dos negócios.


Assim, adquirir esses produtos de uma forma estratégica, pode viabilizar ainda mais os negócios. E nesse artigo, a Meso vai lhe apresentar duas modalidades de investimento: CAPEX E OPEX. Vale destacar, que são siglas utilizadas de modelos de investimentos. Seja para contratação de produtos ou aquisição de serviços que são essencialmente diferentes entre si.


Mas, o que significada cada um?


CAPEX: significa capital expenditure e ele está relacionado à compra de um bem. Esse investimento traz um impacto diretamente em seu caixa, assim a empresa que adquiriu aquele produto, se torna a proprietária daquele equipamento. Fazendo com que se torne um ativo da empresa.


Para muitos, o lado negativo é a questão de descapitalizar a companhia, visto que é necessário o investimento financeiro imediato. Imagine que sua empresa, adquiriu uma câmera de videoconferência.


Uma solução crucial hoje em dia para se manter atualizada a outras pessoas. Agora se você optar por ter um contrato de locação com a Meso, você poderá ter acesso sempre a novidades e atualizações daquele sistema. E essa assinatura seria um investimento OPEX.


OPEX: significa operational expenditure. E ele se relaciona com as despesas operacionais, ou seja, aquelas voltadas para as atividades de manutenção da empresa. Para muitos especialistas, a primeira vantagem do OPEX é que a empresa não precisa se descapitalizar, ou seja, adquirir de uma única vez um determinado produto. Assim, os gestores podem utilizar esse dinheiro em outro tipo de investimento. E ainda perde com a depreciação do produto.


A segunda vantagem é que sua empresa poderá contar sempre com uma solução atualizada, ou seja, no fim do contrato, você pode fazer a troca do equipamento por outro que esteja em evidência naquele momento.


A vantagem tributária é outro fator positivo. As parcelas podem ser 100% dedutíveis como despesa operacional (verificar classificação contábil com um profissional da área). A empresa que utiliza o OPEX ainda mantém os balanços livres de financiamento melhorando seus indicadores financeiros.


Que tal ter seu pabx em nuvem ou videoconferência através de OPEX? Fale com nossa equipe através de um desses telefones ☎(31) 2526-5111 ☎(11) 3164-6301 ☎(21) 2018-4975 ☎(61) 3550-6750 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page