top of page
  • Foto do escritorAlline

Sustentação oral e audiências por videoconferência


Com a disseminação do novo Coronavírus, o isolamento social foi adotado. Empresas e até mesmo tribunais tiveram que mudar seu formato de atuação.


Com isso, os magistrados brasileiros encontraram formas alternativas para dar maior rapidez a processos e julgamentos. Uma delas é que as sustentações orais e as audiências poderão ser realizadas por videoconferência.


Tivemos um exemplo da utilização da solução, na Operação Lava Jato da Polícia Federal, onde empresários, políticos, assessores e outras testemunhas foram ouvidas por meio da videoconferência.

Para muitos especialistas trata-se de uma forma de facilitar as decisões e agilizar processos. Para outros, o uso do equipamento será mantido, pois muitos sentirão na prática o benefício da videoconferência.


Contar com bons equipamentos e com uma empresa capacitada é imprescindível para a realização de audiências por videoconferência.

A Meso é referência nacional em comunicação unificada e em 2018 foi eleita como parceiro destaque da Yealink, marca muito bem-conceituada na área de videoconferência. Juntas, elas trazem as vantagens da utilização da solução nos tribunais.


Conheça algumas das vantagens:

  • Menor gasto e muito mais economia: essas é uma das principais vantagens do uso desse equipamento. Dessa forma, acontece a redução com as custas de processo. Como por exemplo, o transporte de um réu e outras ações.

  • Mais segurança para testemunhas: mesmo sob a custódia/proteção da polícia muitas testemunhas sofrem diversos tipos de ameaças. Assim, transportar essa pessoa pode representar um risco. A audiência por vídeo minimiza o risco, pois a testemunha não precisa se deslocar para o tribunal.

  • Agilidade: utilizar a videoconferência é uma possibilidade de agilizar os processos, que geralmente são demorados. E a audiências com acusados e testemunhas de inúmeras localidades podem ocorrer no mesmo dia sem a necessidade de uso de escolta, viagens ou gastos.

  • Segurança dos dados: a segurança e o sigilo dos dados são garantidos pela criptografia.

  • Gravação: com a possibilidade de gravação de gravar as audiências, a possibilidades dos magistrados analisarem as cenas pode ajudar muito mais na execução dos trabalhos.

E você está pronto para aproveitar todas as vantagens da utilização da videoconferência? A Meso já atende vários escritórios de advocacias e tem condições especiais para magistrados. Faça um teste gratuito de 30 dias e se surpreenda.


20 visualizações0 comentário
bottom of page