Diante do COVID-19: Tecnologias que ajudarão escolas e faculdades


Por determinação das autoridades, os comércios, escolas, faculdades e várias empresas fecharam as portas. E todos tiveram que adotar o isolamento social. Uma cena que parece um filme de Hollywood, aqueles do estilo zumbi ou apocalipse. Mas, na verdade trata-se de uma doença misteriosa e que infelizmente tem feito muitas vítimas fatais no Brasil e no mundo – a COVID-19.

Atualmente os alunos da educação infantil ao ensino médio não vestem mais uniformes e os universitários não estão indo para a faculdade. Para o Governo ainda não há a previsão de retorno das aulas presenciais e, por isso o recuso tem sido a EAD – ensino a distância. A Meso é referência nacional em comunicação unificada e trouxe algumas dicas para que as suas aulas online fiquem mais atrativas.


Dica 1 - Crie uma rotina e cumpra horários: é importante que a escola/faculdade siga à risca os horários estabelecidos. Dessa forma, os pais e alunos devem estender que aquele momento é voltado para o estudo.


Dica 2 - Crie um cronograma com atividades e conteúdos: apresente data de entrega e faça com que todos fiquem informados sobre esse planejamento do colégio.


Dica 3 - Troque informações com outros professores: converse com outros professores que já ministraram aulas a distância. Veja os recursos e quais as estratégias que eles utilizam para prender a atenção dos estudantes. A Meso possui uma ferramenta de colaboração perfeita para promover a interação entre os docentes e colaboradores da escola. A mesma pode ser usada como chat, vídeo e compartilhador de conteúdo. Tudo de maneira segura e na nuvem. O mesmo pode ser colocado no smartphone, tablet ou desktop e o professor pode acessar de sua casa, ou em outro local que estiver. Solicite com nossos consultores uma demonstração gratuita de nossa plataforma de colaboração.


Dica 4 - Procure fazer diferente: em tempos de coronavírus, os professores e as escolas precisarão se reinventar. Dar aulas online não é a mesma coisa que dar aulas presencialmente. É preciso interagir com a câmera, com os chats e fóruns. Por isso, esteja aberto a novos modelos de ensino e de aprendizagem.


Dica 5 - Crie um tutorial com dicas de estudo a distância: assim como quem trabalha hoje em home office, o estudante também precisa se preocupar com um local tranquilo e confortável. Afinal, se a escolha for um lugar barulhento e sem conforto, o aprendizado poderá ser comprometido.


Dica 6 - Não deixe que o aluno se sinta isolado: promova meios para que seus alunos se interajam. Crie fóruns de discussão e ambientes virtuais de aprendizagem para trocar ideias com os colegas. A socialização também deve ser um fator para se preocupar. A Meso tem ferramentas excelentes para isso, com a nossa videoconferência você pode criar salas fixas, como: aula de biologia, apoio administrativo aos alunos e etc. Um dos diferenciais dos nossos produtos é que você não fica limitado a tempo, como em algumas plataformas que de 40 em 40 minutos, a conexão é derrubada, o que faz com que os alunos percam o rendimento e gere uma frustração dos pais.


Dica 7 - Promova atividades escritas: para que os estudantes não fiquem o tempo todo na frente do computador ou do smartphone. As orientações podem ser dadas online, mas as atividades podem ser feitas no caderno. E depois de finalizadas, as mesmas podem ser fotografadas, filmadas ou digitalizadas para serem compartilhadas com os colegas e docentes.


Dica 8 – Escolha uma boa plataforma de videoconferência: a Meso trabalha com as melhores marcas de videoconferência e conta com profissionais altamente qualificados. Orientamos as escolas a fazerem uma demonstração gratuita das soluções e se certificarem sobre a qualidade e a segurança da mesma. Afinal, a segurança da informação deve ser um dos fatores primordiais para a contratação. Inicialmente, a Meso está ofertando gratuitamente o uso de 14 dias. Mas, se a sua instituição necessitar de mais tempo fale com nossos consultores.

Clique aqui para utilizar: https://bit.ly/39YYvKi


Dica 9 – Escolha uma empresa para dar suporte nesse momento: se você não conta com uma empresa séria, a sua instituição poderá ter sérios problemas. Por isso, certifique-se que terá todo o apoio técnico e um tutorial para a solução. A Meso conta com profissionais renomados e certificados pelas melhores marcas da área de vídeo.

Por fim, um ponto fundamental para o sucesso na implementação da educação a distância: é envolver os familiares e estudantes nesse formato de aula, afinal a tecnologia pode ser uma grande aliada.


Também temos uma oferta especial de telefone em nuvem para você! Podemos colocar o ramal da sua escola no conforto e tranquilidade da sua casa. Com nossa solução, o telefone da escola nunca mais ficará sem atendimento, pois os meios para atender serão diversos, como: tablet, smartphone ou desktop.

Fale agora com nossos especialistas através do (31) 2526-5111 ou envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

20 visualizações