top of page
  • Foto do escritorAlline

Conheça os tipos de Videoconferência



Antes de contratar essa poderosa solução para sua empresa, que tal conhecer os tipos de videoconferência?


A Meso é referência em comunicação unificada e trouxe explicações sobre soluções de videoconferência. Afinal, desde o crescimento da COVID-19, as empresas estão se adaptando e mudaram muito sua forma de trabalhar. Algumas permitiram que seus colaboradores atuassem de forma remota, mas o grande desafio tem sido: como criar uma boa comunicação entre a equipe e clientes? E os especialistas da Meso acreditam que a videoconferência pode trazer muitos benefícios não só neste momento. Confira aqui os tipos de videoconferência mais importantes:

  • Baseada em nuvem: esse tipo de solução facilita a conexão instantânea entre muitas pessoas, inclusive enquanto estão em movimento. A videoconferência em nuvem é indicada para pessoas que fazem ou não parte da instituição / empresa. O usuário e seus convidados podem se conectar através de tablet, smartphone, desktop ou equipamentos de videoconferência, baseados em tecnologia UVC (UVC: Classe de vídeo USB) ou autônomos, que dispensam a necessidade de um microcomputador, conhecidos como Codec ou End Point de videoconferência. O valor para investimento é bem menor do que você criar toda a infraestrutura em sua empresa.

  • Videoconferência x Web Conferencia: porém não confunda videoconferência com web conferencia. Enquanto a videoconferência é universal, permite a conexão tanto de usuários móveis usando seu próprio aparelho quanto aparelhos de videoconferência autônomos tipo Codec / End Point, a web conferencia só permite a conexão de equipamentos baseados em computador, smartphones e tablets, que precisam obrigatoriamente clicar em um link para se conectar, e que, na sala de reunião, sempre vão exigir um computador dedicado para iniciar e participar das reuniões.

  • Hardware + Software: indicado para empresas que possuem múltiplas atuações: escritório e home office. Essas corporações montam salas próprias de videoconferência (hardware) e disponibilizam através de (software) a videoconferência que cada funcionário possui em seu laptop e dispositivo inteligente de trabalho normalmente conectados a uma solução de videoconferência em nuvem para permitir conexão com usuários móveis e dar a eles a capacidade e conexão multiponto, com mais de duas pessoas. Ao usar um sistema integrado de sala de reunião conectado a um serviço empresarial de videoconferência baseado em nuvem, você garante que todos os funcionários tenham uma experiência perfeita de videoconferência, independentemente de onde estejam participando da chamada, seja na sala de reunião usando a melhor experiência possível, seja em casa através do smartphone.

  • Baseado em USB / UVC x Endpoint ou codec: o termo UVC é um acrônimo para “classe de vídeo USB” que descreve dispositivos capazes de transmitir áudio e vídeo como webcams. Equipamentos baseados em UVC são versáteis, uma vez que permitem seu uso com qualquer software que esteja funcionando no computador do usuário ou computador dedicado para o uso da videoconferência em uma sala de reunião. Eles também são fáceis de instalar e de usar, devido a seu caráter plug-and-play, que permite ao computador reconhecer sua câmera e som automaticamente, na maioria das vezes. Por outro lado, eles não funcionam sozinhos, requerem um computador onde esteja rodando o software de videoconferência ou web conferencia que será usado na reunião. Logo, tenha em mente que o custo da solução será a total do software, mais o equipamento baseado em UVC mais o computador, quando for montar sua sala de videoconferência baseada nessa tecnologia.

  • Endpoint ou codec: equipamentos de videoconferência do tipo End Points (terminais) ou CODEC’s possuem capacidade de estabelecer uma comunicação ponto a ponto e as vezes multiponto autonomamente, não requisitam um computador. Esses equipamentos de videoconferência são especificados pelo padrão H.323 e SIP e tem a capacidade de trocar informações, áudio, vídeo e compartilhar documento com qualquer solução baseada nesses padrões, seja um outro equipamento Codec, um aplicativo de um software em nuvem. Normalmente são utilizados em ambientes empresariais, em uma sala de reunião, e são compostos de uma câmera, microfone com ou sem fio e autofalante, que pode ser ou não integrado a um painel touchscreen, no mínimo. Esses sistemas também permitem integração com outros equipamentos, inclusive de automação de ambientes. São universais e atendem desde uma sala pequena a uma sala muito grande com mais de 30 pessoas, ou salas de aula, consultores e auditórios. Também são certificados para trabalharem em ambientes hospitalares para telemedicina e ambientes críticos. Eles têm a capacidade de fazer a compressão e descompressão de áudio e vídeo e compartilhamento de documentos sem requerer um computador dedicado.

Adoramos videoconferência e valorizamos falar com nossos clientes. Se você ficou interessado no assunto ou se precisa tirar dúvidas sobre seu projeto, não hesite em nos contatar. Agendaremos uma videoconferência para falar com você e esclarecer qualquer dúvida.


Se eu projeto é complexo e você precisa testar a tecnologia, não se preocupe, podemos fazer uma demonstração e prova de conceito gratuitamente.

Se preferir, clique no link abaixo para fazer um teste da videoconferência em nuvem gratuitamente por 14 dias.


126 visualizações0 comentário
bottom of page