top of page
  • Foto do escritorAlline

Como melhorar a comunicação entre filiais e matriz?

Atualizado: 29 de mai. de 2020



Quando se tem filiais, o principal desafio de toda empresa é superar a distância física, o que pode trazer problemas em processos e entendimentos diferentes do que está sendo comunicado.

Nesse caso, a tecnologia será um grande aliado para ajudar na comunicação de matriz e filiais. Para lhe ajudar nessa questão, listamos algumas dicas para melhorar esse fator, confira:


Dica 1: Invista em comunicação interna:

Um dos objetivos da comunicação interna é fortalecer a cultura organizacional.

Dessa forma, a empresa precisa uniformizar e sempre dar manutenção nos meios escolhidos, o que faz com que haja interação e alinhamento às boas práticas organizacionais, por isso invista em:

· Intranet;

· Grupos de WhatsApp;

· Quadros internos;

· Jornais, revistas eletrônicas e etc.


Dica 2: Padronize suas operações

A sinergia entre colaboradores é essencial. E cada um deve ter em mãos processos e orientações sobre o que cada um faz e de como fazer. Já pensou em descrever os processos de cada área? Além de facilitar para a empresa, para o colaborador é melhor ainda, pois ele terá definido suas responsabilidades e atribuições. Nesse caso, transforme num documento e apresente a todos os envolvidos.


Dica 3: Unifique a comunicação da sua empresa

As soluções de comunicação unificada têm feito parte de estratégias para trazer melhorias entre a comunicação de colaboradores, melhores resultados e até mesmo como um fator para reduzir custos.

Empresas como a Meso tem a solução perfeita para unificar a comunicação de sua empresa. Trata-se de uma solução totalmente na nuvem que oferece:

· Chat: o uso de chat diminui o uso de e-mails, o que faz com que seus colaboradores invistam tempo em outros assuntos da empresa e, além disso o histórico de conversas é armazenado;

· Compartilhamento de arquivos: facilidade e segurança para que seus colaboradores enviem e recebam documentos, fotos e etc;

· Telefone na nuvem: É possível integrar unidades para falar entre si sem custo algum, mesmo para chamadas de longa distância. Opções de gravação de chamadas e coleta de dados também fazem parte da solução.

A mobilidade também é uma característica, assim seu ramal também pode ficar no seu celular e você atende onde você estiver.

· Diminuição de dificuldades com tecnologia da informação (TI): a escalabilidade não será um problema na sua empresa, sendo possível a expansão dos recursos tecnológicos ou a capacidade de aumentar a quantidade de usuários em um sistema.

· Áudio e Videoconferência: esse recurso é perfeito para superar a distância física e aproximar colaboradores.


Melhorar a comunicação entre matriz e filiais, principalmente por meio da migração para a comunicação unificada e em nuvem pode garantir um maior aproveitamento em todas as unidades da sua corporação, o que se traduz em negócios mais valiosos e eficazes.


Se você desejar conhecer mais sobre as soluções de telefonia em nuvem e comunicação unificada entre agora em contato com nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita pelo telefone (31) 2526-5111 ou através do e-mail contato@mesotelecom.com.br

141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page