top of page
  • Foto do escritorAlline

Cresce o uso da videoconferência no sistema jurídico brasileiro

Atualizado: 29 de mai. de 2020


Cada vez mais a videoconferência está sendo utilizada no sistema jurídico brasileiro. Em caso de interrogatório do réu, o equipamento foi inserido através das Leis nº 11.690/2008 e 11.900/2009. Dessa maneira, o juiz e o acusado se comunicam por meio de áudio e vídeo na audiência.

Com isso, passou a constar no Código de Processo Penal no artigo 185 § 2º e respectivos incisos:

Art. 185 § 2º: ”Excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, de ofício ou a requerimento das partes, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessária para atender a uma das seguintes finalidades:

I - prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão, possa fugir durante o deslocamento;

II - viabilizar a participação do réu no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juízo, por enfermidade ou outra circunstância pessoal;

III - impedir a influência do réu no ânimo de testemunha ou da vítima, desde que não seja possível colher o depoimento destas por videoconferência, nos termos do art. 217 deste Código;

IV - responder à gravíssima questão de ordem pública.”

Com o intuito de reduzir custos e prevenir a fuga de criminosos, os Estados Unidos, já utiliza a videoconferência desde o ano de 1996, na Justiça Federal.

Outros países também já fazem uso nessa área, como: Canadá, Reino Unido, Espanha e França. Em um dos casos que foi usado a videoconferência nos Estados Unidos, um acusado estava respondendo por um crime na Califórnia e em Nova Jersey ele tinha um processo de homicídio (distância Califórnia/Nova Jersey- 4.642,7 km segundo o Google Maps).

Já no Brasil, um dos casos mais recentes é o de dois homens presos sob acusação de matar a vereadora do PSOL Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes — o policial militar reformado Ronnie Lessa, apontado como autor dos disparos, e o ex-PM Élcio Queiroz, acusado de dirigir o carro usado durante o crime — participaram da primeira audiência de instrução do processo a que respondem pelo duplo homicídio. Eles estão presos na penitenciária federal de Mossoró (RN) e acompanharam por videoconferência a audiência, que ocorreu no Fórum Central do Rio de Janeiro, no centro.

Para muitos especialistas, a videoconferência poderá ajudar muito na otimização no cenário de escassez de recursos, principalmente com a crise que o Brasil vive. Além disso, para as autoridades também é muito mais seguro do que transportar um réu. Em delegacias de interior, a videoconferência também pode trazer muita economia e também mais eficiência, pois o delegado não precisará deslocar de uma cidade para outra, pois ele mesmo conseguirá administrar o seu plantão. E também trará uma grande redução de custos com deslocamentos e recursos humanos.

De acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias do governo de São Paulo, estimasse que o uso da videoconferência pelo poder judiciário paulista poderá trazer uma redução de 6 milhões por ano ao governo daquele estado.

A Meso acredita que no cenário de escassez de recursos, as soluções de videoconferências são fundamentais para a otimização do desempenho institucional, sendo essencial que o sistema jurídico brasileiro invista cada vez mais nessa área.

Por isso, a empresa tem ofertado condições especiais para escritórios de advocacia, tribunais, e todo o sistema jurídico brasileiro.

De acordo com a BackOffice da empresa Ketlen Silva, a empresa tem realizado muitos atendimentos a advogados, que estão expandindo sua atuação e viram na solução a possibilidade de reduzir custos. "Semanalmente realizo atendimento a esses escritórios que a princípio nos procuram por locações para eventos específicos e depois solicitam propostas para locações definitivas, pois enxergam uma grande vantagem no uso da videoconferência (tanto em economia como agilidade nas negociações)", finaliza Ketlen.

Se você deseja conhecer mais sobre esses equipamentos, converse com nossos consultores ou comece agora a utilizar um teste gratuito de 30 dias.

Meso: (31) 2526-5111

50 visualizações0 comentário
bottom of page