Telemedicina: cresce atendimento médico por videoconferência no Brasil

Atualizado: Mai 29


Se antes os cuidados com a saúde faziam parte de um ciclo como: consultas médicas, feituras de exames e avaliações clinicas pouco precisas.

Atualmente, a medicina associada a tecnologia permite ao paciente um diagnóstico muito mais preciso e um atendimento personalizado.

Diante dessa situação, a telemedicina é um assunto que tem ganhado cada vez mais visibilidade e a expectativa é que esse número cresça ainda mais. Principalmente, porque a prática já é regulamentada mundialmente pelo órgão norte americano American Telemedicine Association (ATA) e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pelas leis brasileiras. Com essa proposta, as associações de telemedicina têm surgido em várias cidades do Brasil, cujo objetivo é inteirar médicos e hospitais sobre a tecnologia.

Mas, o que é telemedicina? Ela é conhecida como a prática de consultas à distância e, que oferece a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Tal procedimento, ainda, monitora as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervém quando percebe que algo está errado, antes de ser muito tarde.

A solução hoje é considerada um importante suporte para a medicina tradicional, oferecendo comodidade e facilidade para médicos e pacientes. Principalmente, porque a telemedicina permite que moradores de locais distantes, tenham acesso mais rápido e sem a necessidade de deslocamento aos médicos que normalmente atenderiam em grandes centros urbanos.

Uma matéria publicada pelo G1 mostra que esse procedimento foi inclusive adotado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de acordo com a reportagem a solução tem ajudado pacientes que estão na fila do SUS. Através dessa ação, a análise online de exames e de laudos foi realizada.

Dentro da telemedicina existem duas principais áreas de atuações, sendo:

- Telelaudos: permite a emissão de laudos à distância ou a apresentação de softwares de saúde que promovam o recebimento de exames para verificação e laudos de especialistas;

-Teleassistência: trata-se de um atendimento médico à distância, que traz diversos serviços da rotina clínica para o ambiente digital. Esses tipos de atendimentos pode ser: triagem, orientação da saúde, monitoramento do paciente e consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos, tudo por comunicação dentro de plataformas online realizada por videoconferência.

A Meso Telecom tem feito contato com hospitais, clinicas, médicos e associações sobre telemedicina. A empresa hoje é referência na área de videoconferência e a expectativa é que a solução cresça ainda mais na área da saúde.

De acordo com o diretor comercial da empresa – Reginaldo Fernandes, a equipe comercial e técnica da Meso está cada vez mais qualificada para apresentar tal solução. E a videoconferência já tem sido comprada e também alugada por hospitais e clinicas que são clientes da empresa. “A tecnologia pode trazer mais facilidade e também segurança na conduta de tratamentos”, destaca Reginaldo Fernandes.

Uma das marcas que a empresa trabalha, a Yealink que é uma das principais provedoras de soluções de Comunicação Unificada (UC) no mundo, a empresa dedica-se as inovações de comunicação, oferecendo a seus clientes o aproveitamento máximo da experiência de videoconferência aliada ao poder da "colaboração intuitiva".

A Meso é certificada pela Yealink e, nesse ano a marca esteve presente na feira Telemedicine & Digital Health em São Paulo, que dentro de seu portfólio apresentou equipamentos que facilitarão tanto a vida dos médicos como de pacientes.

Para Reginaldo Fernandes, o uso da videoconferência e da série VC da Yealink proporciona uma comunicação mais realista para os participantes remotos, além disso, a série VC não necessita de banda dedicada de internet (1080p a 1Mb de banda, 720p a 512Kb) e é apoiado por H.264, tecnologia de alto perfil, e adaptabilidade de rede inteligente.

A Yealink lançou a VC móvel para tablet e telefone inteligente, como um novo tipo de appp e usado para uma videoconferência de alta definição. Com esse serviço, o usuário em qualquer momento e lugar pode acessar em qualquer ambiente de rede.

Conforme a tecnologia em comunicações evolui, a videoconferência cada vez mais será utilizada no setor de saúde, dessa forma ampliará a eficiência no trabalho e simplificará o fluxo de trabalho diário, finaliza Reginaldo.

Quer saber mais sobre como a videoconferência e de como essa solução pode ajudar na telemedicina? Envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br ou fale agora com um de nossos especialistas pelo (31) 2526-5111.

Teste grátis por 30 dias videoconferência da Yealink Cloud Solution

#Telemedicina #hospitais #médicos #Videoconferência #atendimentomédico #Yealink #saúde #tecnologia #Telelaudos #teleassistencia

22 visualizações

Minas Gerais

Av. do Contorno, 6.434, Sl 402, Savassi, Belo Horizonte / MG.

CEP: 30.110-044

Tel: (31) 2526-5111

contato@mesotelecom.com.br 

São Paulo

Av. Paulista, 1.765, 7º Andar, Conj. 72, CV: 8572, Distrito Bela Vista, São Paulo / SP. 

CEP 01311-200

Tel: (11) 3164-6301

contato@mesotelecom.com.br