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Quais serão as tendências tecnológicas para 2024?

  • 9 de jan. de 2024
  • 7 min de leitura


As tendências tecnológicas estratégicas para 2024 listadas nesse artigo foram formuladas pela líder global em pesquisa e consultoria: Gartner.


Nessas informações podemos observar que desde a computação em nuvem à inteligência artificial e chatbots, cada uma dessas tendências tem o potencial de impactar significativamente não só as organizações, mas a sociedade como um todo.


A Meso é referência nacional em comunicação unificada e junto a todo o time estão sempre atentas as tendências de tecnologias e por isso, reuniram aqui tudo que promete ser destaque nesse ano, confira:


1 - Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM): o Gartner prevê que até 2026, as empresas que aplicam e fazem o TRiSM com IA aumentarão a precisão da sua tomada de decisões, eliminando 80% das informações defeituosas e ilegítimas. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: criação da força tarefa ou unidade dedicada para gerenciar seus esforços do AL TRISM – Trabalhar em toda a sua organização para gerenciamento com eficácia e com os melhores conjuntos de ferramentas como parte de um programa abrangente – Definição de políticas de uso aceitável e estabelecimento num sistema para registro e aprovação metodicamente ao acesso de modelos de IA e atestados de usos reais.


2 – Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM):  trata-se de  uma abordagem pragmática e sistemática que permite que as empresas avaliem de forma consistente a acessibilidade, exposição e explorabilidade dos ativos digitais e físicos de uma empresa. Até 2026, o Gartner prevê que as empresas que priorizarem seus investimentos em segurança com base em um CTEM alcançarão uma redução de dois terços nas violações. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: programas de conscientização e gerenciamento de riscos para fornecer um foco relacionável liderado pelos negócios e uma priorização de mitigação de exposição baseada no valor do negócio – Ao expandir um programa de gerenciamento de vulnerabilidade, obtenha impulso com vitórias operacionais que frequentemente residem na melhoria da priorização de descobertas por meio de técnicas de validação – Adote tecnologias de validação de segurança cibernética para aumentar seus fluxos de trabalho de priorização existentes e melhorar a prontidão para segurança cibernética.


3 – Tecnologia sustentável: uma estrutura de soluções digitais usadas para permitir resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) que apoiam o equilíbrio ecológico e os direitos humanos em longo prazo. Até 2027, o Gartner prevê que 25% dos CIOs terão remuneração associada ao seu impacto tecnológico sustentável. Essas tecnologias ambientais previnem, mitigam e adaptam-se aos riscos do mundo natural. Além do fortalecimento e conduta empresarial, supervisão e capacitação. Tecnologias sustentáveis fornecem insigths necessários para melhorar o desempenho geral. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: selecione tecnologias que ajudarão a impulsionar a sustentabilidade e sua indústria e que sejam identificadas como prioritárias para o negócio e para as principais partes interessadas. Isso pode incluir serviços em nuvem, AI e outros – Envolva o seu conselho de ética no desenvolvimento de um roteiro para uma tomada de decisão estruturada. Em vez de encontrar soluções de compromisso, busque a  otimização de qualquer valor em favor de uma maior sustentabilidade geral – Use o Ciclo Hype do Gartner para Sustentabilidade, 2023 para encontrar o  equilíbrio certo entre tecnologias bem estabelecidas e de ponta para a sustentabilidade da sua empresa.


4 – Engenharia de plataformas: plataformas internas de autoatendimento – cada plataforma é uma camada, criada e mantida por uma equipe de produto dedicada, projetada para dar suporte às necessidades de seus usuários por meio da interface com ferramentas e processos. Até 2026, o Gartner prevê que 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma como provedores internos de serviços reutilizáveis, componentes e ferramentas para a distribuição de aplicativos. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: selecione e construa plataformas internas com componentes reutilizáveis, combináveis e configuráveis, conhecimento e serviços; Trate a plataforma como um produto. Trabalhe com os usuários finais para identificar e priorizar quaisquer capacidades técnicas, ferramentas e processos que sejam mais úteis para eles e, em seguida, construir uma plataforma em torno disso; Crie uma cultura de gestão de produtos, com colaboração rotineira entre os engenheiros da plataforma e os usuários finais a quem eles servem, na qual seja possível compartilhar feedback bidirecional em um ambiente seguro e produtivo.


5 - Desenvolvimento aumentado com IA: O uso de tecnologias de IA, como inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina, ajudam os engenheiros de software a criar, testar e entregar aplicativos. Até 2028, o Gartner prevê que, 75% dos engenheiros de software empresarial usarão assistentes de codificação de IA, um aumento de menos de 10% no início de 2023. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: Estabeleça uma equipe de engenheiros de software seniores que podem avaliar as ferramentas de geração de código de IA para determinar a melhor forma de implementar e usar tais ferramentas; Avalie e implemente ferramentas de teste de IA, pois elas se tornarão elementos obrigatórios em seus processos de teste de aplicativos; Selecione ou estabeleça um sistema de design com componentes de front-end e design de interface do usuário reutilizáveis, e habilite esse sistema com recursos de design em código.


6 - Plataformas do setor na nuvem: aborde resultados de negócios relevantes para o setor, combinando serviços subjacentes de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) em uma oferta de produto completa com recursos combináveis. Em 2027, o Gartner prevê que, mais de 50% das empresas usarão plataformas do setor na nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios, um aumento de menos de 15% em 2023. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: Use plataformas do setor na nuvem para complementar o portfólio existente de aplicativos, como um exoesqueleto, introduzindo novos recursos que agregam valor significativo, em vez de começar substituindo recursos existentes; Crie regras para quando as funções de ICP devem ser implementadas como plataformas de produção para otimizar e modernizar, aprimorando processos existentes, e quando essas funções devem ser ativamente reestruturadas para permitir iniciativas de inovação e de transformação mais diferenciadas; Comece a desenvolver recursos de composição, envolvendo tecnólogos empresariais e equipes de fusão para criar entendimento e suporte em toda a empresa para a jornada das plataformas do setor na nuvem.


7 – Aplicativos inteligentes: aplicativos para consumidores ou empresas que são ampliados com IA e vários dados conectados de transações e fontes externas. Até 2026, o Gartner prevê que, 30% dos novos aplicativos usarão IA para impulsionar interfaces de usuários adaptativas personalizadas, um aumento de menos de 5% hoje. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: estabeleça um centro de excelência ou equipe similar para capturar, explicar, catalogar, mapear e monitorar a amplitude e a profundidade da inteligência como um recurso para os seus aplicativos; Avalie como os aplicativos inteligentes transformam o escopo, o propósito e a funcionalidade dos aplicativos empresariais; Estabeleça uma compreensão clara e compartilhada de aplicativos inteligentes e seus possíveis casos de uso em toda a organização; Avalie o impacto sobre o seu portfólio mais amplo de aplicativos e serviços à medida que você expande o alcance e o escopo de aplicativos inteligentes no médio a longo prazo.


8 - IA generativa democratizada: a capacidade de criar novo conteúdo líquido, imagens, fala, texto e outros, e suas amplas disponibilidades democratizarão o acesso à informação e habilidades, tornando-a uma das tendências mais revolucionárias desta década.  Até 2026, o Gartner prevê que, mais de 80% das empresas terão usado interfaces de programação de aplicativo de IA generativa, modelos e/ou aplicativos habilitados para IA generativos implementados em ambientes de produção, um aumento de menos de 5% hoje. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: Crie uma matriz priorizada de casos de uso de IA generativa com base na viabilidade técnica e valor comercial tangível, e defina claramente um cronograma para o piloto, implementação e produção nesses casos de uso; Empregue uma abordagem de gestão de mudanças que priorize o treinamento e bem-estar dos funcionários, equipando-os com o conhecimento para usar ferramentas de IA generativa com segurança e confiança, reafirmando como funcionarão como um assistente na automatização de tarefas rotineiras; Crie um portfólio de ganhos rápidos e casos de uso de IA generativa transformadores e diferenciados que combinem iniciativas com ROI sólido e aqueles que ofereçam benefícios e vantagem competitiva, difíceis de quantificar diretamente em termos financeiros.


9 - Força de trabalho conectada aumentada: uma estratégia para otimizar o valor entregue pela equipe humana, estabelecendo um tecido conectivo que otimiza o uso de tecnologia inteligente, análise da força de trabalho e aumento de habilidades para acelerar e escalar o desenvolvimento de talento. Em 2027, o Gartner prevê que, 25% dos diretores de tecnologia da informação usarão as iniciativas da força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo até a competência de 50% para cargos essenciais. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: priorize o tempo de aquisição de competência para trabalhadores inexperientes que atuam em ambientes altamente complexos — quantifique resultados como uma integração mais rápida; Crie um programa multifuncional composto por líderes de TI, RH, vendas, atendimento ao cliente e cadeia de suprimento. Como grupo, decida em quais segmentos da força de trabalho priorizar investimentos e quais resultados buscar; Desenvolva experiências do funcionário que são aumentadas com tecnologia inteligente; Crie insights e recomendações orientadas para ajudar os funcionários a realizarem o que, de outro modo, seria impossível dentro das limitações existentes de tempo e de capacidade cognitiva.


10 – Clientes máquina: atores econômicos não humanos que compram bens e serviços em troca de pagamento. Até 2028, o Gartner prevê que, os clientes-máquina tornarão obsoletas 20% das lojas digitais legíveis por humanos. Até 2028, o Gartner prevê que, os clientes-máquina tornarão obsoletas 20% das lojas digitais legíveis por humanos. Segundo a consultoria, a implantação deve iniciar com: crie uma equipe de investigação de clientes-máquina, contratando representantes seniores de estratégia, TI, desenvolvimento de produtos, vendas, marketing, cadeia de suprimento e serviço; Crie de um a três cenários que explorem as oportunidades de mercado. Por exemplo, produtos habilitados para a Internet das Coisas que possam surgir nas situações/ atividades em que os consumidores usem seus produtos e serviços hoje; Comece arquitetando as fontes de dados e plataforma de API necessárias para atender aos clientes-máquina que não devem ou não usarão sua loja digital em formato legível por humanos.


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