top of page

Quais as configurações básicas para videoconferências?


Hoje a videoconferência faz parte da rotina de qualquer profissional. Utilizamos aplicativos de reuniões online até equipamentos de vídeo. Mas, para que tudo funcione da melhor maneira é preciso ficar atento a detalhes. E nesse artigo, a Meso vai lhe apresentar algumas práticas para que sua sala de conferência e o uso seja um sucesso, confira:

  • Verifique a conexão da internet: você já participou de reuniões de videoconferência que o som e as imagens parecem gaguejar? Saiba que isso ocorre devido a conexão não rápida de largura de banda. Com alguns procedimentos esse “jitter” pode ser evitado, assim você poderá ter uma conexão de internet estável. Use uma conexão Ethernet, ou você também pode posicionar seu dispositivo próximo ao roteador Wi-Fi. Uma outra alternativa é melhorar seu plano de internet, ou seja, invista numa velocidade mais alta. A Meso, por exemplo, oferta as melhores soluções de videoconferência, seja equipamento ou em nuvem. E muitas delas, ajustam com a largura de banda, o que reduz a perda da qualidade em suas reuniões.

  • Escolha uma câmera de qualidade: no mercado é muito comum empresas que acabam adquirindo alguns produtos pela internet. E sabe o que acontece? Compram equipamentos errados e que não se encaixam ao perfil/estrutura da sala do cliente. E o resultado não poderia ser diferente: produto errado. Por isso, contar com um parceiro que entenda do assunto faz toda a diferença. Aqui na Meso, a nossa equipe além de dar a consultoria e customizar o projeto de acordo com sua necessidade, muitas das vezes, realiza a demonstração do equipamento e da solução em videoconferência. Uma outra situação muito comum, são pessoas que utilizam a câmera do celular e do desktop, saiba que você pode integrar uma câmera a esses dispositivos e ter uma melhor qualidade nas suas reuniões. Escolha um ambiente iluminado e posicione sua videoconferência de forma que dê a impressão de que a pessoa está sentada numa mesa de reunião com você.

  • Cuide do áudio: não use fones de ouvido de celular em reuniões. Opte por um bom headset. Existem opções que eliminam ruídos e trazem uma grande melhoria nos áudios. Há também soluções de videoconferência, que podem remover ruídos (de todo tipo desde o aspirador ligado ao latido de cachorro).

  • Escolha um ambiente próprio: em home office, por exemplo, evite lugares que muitas pessoas transitem. Tome cuidado com o fundo do ambiente (quarto, banheiro, cozinha ou ambientes desorganizados). Escolha um ambiente neutro. Agora se você não tem um espaço adequado, o plano de fundo virtual ou a opção de desfoque de imagem podem lhe ajudar. Em salas de conferência, evite um ambiente todo de vidro. Alvenaria e madeira, por exemplo, podem lhe ajudar a melhorar a qualidade do áudio de sua reunião.

  • Invista num equipamento de videoconferência inteligente: que tal realizações anotações, compartilhar conteúdo, compartilhar vídeo e utilizar esses e outros recursos? Saiba que com uma excelente plataforma e que seja alimentada por inteligência artificial (IA) é possível. Não deixe de explorar integrações com outras ferramentas, assim será possível ter uma produtividade muito maior de sua equipe.

  • Treine sua equipe para dominar os recursos dos equipamentos: que tal compartilhar manual, dar treinamento e contar com um fornecedor que além de instalar, pode ser contratado para manter o equipamento e garantir a assimilação da sua equipe? A Meso é referência nacional em comunicação unificada e pode te ajudar na implantação da videoconferência na sua empresa.

Receba uma avaliação gratuita e solicite uma demonstração sem custo algum.

☎(31) 2526-5111 ☎(11) 3164-6301 ☎(21) 2018-4975

☎(61) 3550-6750 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page