top of page

Escolas conectadas: desafio durante e pós-pandemia


O Brasil hoje conta com 47,3 milhões de alunos matriculados nas 179,5 mil escolas de educação básica. Os números são do Censo Escolar de 2020 e mostram uma redução de 1,2% (579 mil) de matrículas em comparação com 2019 (ano antes da pandemia).


Porém, nesse ano de 2021, muitos estados brasileiros já estão retomando as atividades presenciais das escolas. Durante esse tempo, percebemos que muitas instituições de ensino e muitos alunos passaram muito aperto, pela falta de prática e de acesso as tecnologias. Com toda essa situação, a sociedade chegou a seguinte conclusão: não dá mais para viver sem soluções tecnológicas. E na verdade não dá mesmo! Sabe por quê? Porque a tendências das escolas será o ensino híbrido, ou seja, opções presenciais e outras remotas.


Vale destacar, que cada estado ou município tem sua orientação sanitária (normas) para o retorno presencial, visto que a maior preocupação é a saúde dos alunos e colaboradores. De uma coisa sabemos: que a volta às aulas de maneira presencial será desafiadora, mas ela não precisa ser ineficiente ou indiferente.


A Meso, empresa que é referência nacional em comunicação unificada, tem desenvolvido vários projetos para escolas e, por isso nesse material compartilha algumas dicas e soluções, confira:


1: Zele pela saúde de todos: reforçamos que medidas sanitárias podem variar dependendo de cada localidade, mas há muitos cuidados em comum, como: uso de álcool em gel, ambientes arejados, uso obrigatório de máscaras, demarcação das dependências da escola para aprimorar as medidas de distanciamento social, medição de temperaturas dos alunos e colaboradores e etc.


2: Treine sua equipe escolar: é importante que cada um tenha ciência das normas sanitárias e também tenha domínio da tecnologia que a escola adotará. Visto, que muitas presenciaram a força do EAD e de que o ensino híbrido fará parte da nossa rotina. E sua escola conta com uma solução fácil de utilizar? Existe apoio da revenda? Caso a resposta seja não! Repense, a tecnologia precisa ser de fácil entendimento, pois só assim, o corpo docente e alunos conseguirão usar com excelência.


3: Proporcione um ambiente escolar harmonioso: que tal realizar uma campanha interna reforçando as medidas de segurança? Espalhe fotos de pessoas lavando/higienizando as mãos. Uma forma também de reforçar os cuidados é através da implantação de um hotspot social no colégio. O aluno fará o login para usar o Wi-fi da escola através de suas redes sociais e ali ele pode receber alguns avisos/reforços sobre a higienização. Muitas escolas, tem usado essa tecnologia até para facilitar a vida dos professores com feituras de chamadas, lançamentos de notas e etc. A nossa equipe ressalta a segurança da solução e critérios podem ser implantados para que o aluno não acesse sites indesejados pela instituição.


4: Crie um ambiente de acolhimento emocional: faça uma homenagem a equipe de professores, muitos reforçaram o seu papel como heróis. Que tal pedir depoimentos através de vídeo e compartilhar com sua equipe sobre a experiência durante esse momento de isolamento social? Não deixe de valorizar as famílias. A escola pode promover uma reunião online. E ali agradecer pelo apoio e compartilhar as expectativas e diretrizes que a comunidade escolar seguirá no retorno das aulas presenciais.


5: Crie momentos de diversões: a própria videoconferência pode ser uma forma de aproximar os alunos e desenvolver atividades lúdicas, o que reforçam ainda mais o aprendizado. A Meso oferece soluções de vídeo, por exemplo, em que a comunidade escolar pode realizar uma live ao vivo da sua reunião e transmitir pelo Youtube. Ideal para festa juninas e entre outras em que a aglomeração hoje é um problema.


6: Análise o revezamento das aulas: essa estratégia será adotada por muitas das escolas: revezar entre aulas remotas e as presenciais. O rodízio deve ser feito de maneira que não haja aglomeração. Para isso, é importante que as salas de aulas tenham equipamentos adequados. Em nossas soluções de vídeo, a Meso oferece opções de quadros digitais, ou seja, o professor/aluno conseguem realizar anotações na lousa digital. Também oferecemos aos nossos clientes, um painel de colaboração touch que pode ser usado junto com as soluções de videoconferência. O sistema de anotações (whiteboard), já integrados na solução, tornam a reunião mais eficiente. É possível utilizar a tela touchscreen de 13,3 polegadas equipada com uma caneta, possibilitando escrita realista diretamente em arquivos compartilhados.


7: Use e abuse do compartilhamento de tela da videoconferência: a possibilidade de armazenar e compartilhar arquivos de maneira remota já é uma realidade em várias instituições de ensino.


8: Gestão eficiente: com certeza esse será uns dos grandes desafios do equilíbrio das aulas (remota e presencial). Principalmente no que se refere a otimização de recursos financeiros e aprimoramento dos serviços, que visam uma educação de qualidade. A Meso possui planos especiais para que as escolas implantem sistemas de qualidade e com um valor justo.


9. Estimule os alunos a criarem fóruns de aprendizado: dessa forma eles serão semeadores do conhecimento. Aumentando o diálogo com a família sobre os assuntos vistos em aula.


10: Cuide da sua estrutura: todas as escolas terão a necessidade de se adequar ao uso das tecnologias. Mas, todas possuem infraestrutura e capacidade de rede suficientes para o uso satisfatório de soluções? Através do nosso time, a sua instituição pode ter um projeto de cabeamento estruturado de qualidade.


Sabemos, que a tecnologia educacional aumenta a velocidade das decisões, aperfeiçoa o trabalho realizado, aproxima pessoas e contribui com os processos pedagógicos. Mas, para que exista um sucesso na educação e preciso escolher uma empresa que entende do assunto, por isso, abaixo você terá acesso aos números da Meso e se desejar pode realizar uma reunião ou conhecer de forma gratuita as nossas soluções para a área da educação.


Ligue para ☎(31) 2526-5111 ☎(11) 3164-6301 ☎(21) 2018-4975 ☎(61) 3550-6750 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page