Covid-19: como será o retorno dos colaboradores paras as empresas?




Foram muitos meses trabalhando em home office. Muitas das empresas não estavam preparadas para esse tipo de atuação e devido a pandemia do novo coronavírus a implantação foi rápida. Alguns adaptaram facilmente, viram vantagens como não enfrentar o trânsito, alimentar em casa e também passar mais tempo com a família. Já outros sentem saudades do modelo tradicional e confessam sentir falta dos encontros no cafezinho e etc.


Mas, agora é possível perceber que muitas dessas companhias estão voltando para as suas atividades presenciais no escritório e, outras estão no dilema: quando retornar mantendo a segurança e saúde dos meus colaboradores? Apesar de toda preocupação que impera na vida de muitos gestores é certo que todos viveremos numa era pós covid-19.


De acordo com especialistas é importante refazer as estratégias e pensar na flexibilização, tudo em prol da segurança da equipe. Assim, muitas empresas estão adotando o modelo híbrido. Mas, o que seria? Ele é caracterizado pela liberdade do colaborador atuar em home office ou na sede da empresa. Para muitos, ele já está sendo caracterizado como o “novo normal” depois da pandemia, ou seja, a expectativa é que muitos dos profissionais fiquem remotos.


Mas, vale ressaltar que com o modelo híbrido, as empresas e gestores precisam ter um plano bem elaborado e também precisarão utilizar boas soluções de colaboração. Independentemente de onde que essa pessoa esteja, a agilidade e o trabalho em equipe não podem nunca serem deixados de lado.


Abaixo, a Meso listou algumas dicas para que você possa oferecer uma boa experiência para todos os envolvidos, confira:

  • Pense na forma de trabalho retroativo: você pode fazer uma programação de ida no escritório. Assim, a empresa evitará aglomerações e os colaboradores poderão alternar entre o trabalho em casa e presencial na sede da empresa. Se você conta com uma videoconferência, ou com a telefonia em nuvem essas soluções facilitarão muito a rotina e a comunicação entre todos;

  • Repense na organização do seu local de trabalho: crie barreiras ou separe as mesas para que sua equipe não fique tão próxima uma da outra;

  • Mantenha a limpeza em dia: é importante que todas as mesas, cadeiras e espaços comuns sejam cuidadosamente limpos e desinfetados diariamente. É importante que a empresa entregue álcool em gel e disponibilize dispensadores em elevadores ou locais de acesso. É importante também que a empresa abra a janelas, assim o fluxo de ar será muito maior;

  • Promova uma campanha de higienização pessoal: ressalte a importância de lavar e higienizar as mãos;

  • Repense sobre as suas soluções de comunicação: já imaginou colocar o ramal no Smartphone, tablet ou desktop? A mobilidade é hoje um fator decisivo para que as empresas possam continuar o seu negócio. Ter um PABX que só funciona na sede da empresa, pode te fazer perder grandes negócios. A Meso tem ajudado muitas empresas a migrarem o sistema tradicional de comunicação para a nuvem e, muitas delas estão satisfeitas com a redução de custos, gestão e escalabilidade (aumente quando e quanto quiser os seus ramais). Muitos gestores também têm utilizado a videoconferência como forma de manter a equipe conectada.

Assim, junto a Yealink, a Meso está com a melhor oferta da solução no Brasil, confira:


Conte com os especialistas da Meso e crie uma infraestrutura remota que conectará seus funcionários e garantirá a funcionalidade do seu negócio.


Ligue agora para: (31)2526-5111 | (11) 3164-6301 | (21) 2018-4975 | (61) 3550-6750 ou se desejar envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

Minas Gerais

Av. do Contorno, 6.434, Sl 402, Savassi, Belo Horizonte / MG.

CEP: 30.110-044

Tel: (31) 2526-5111

contato@mesotelecom.com.br 

São Paulo

Av. Paulista, 1.765, 7º Andar, Conj. 72, CV: 8572, Distrito Bela Vista, São Paulo / SP. 

CEP 01311-200

Tel: (11) 3164-6301

contato@mesotelecom.com.br