Como superar os desafios da colaboração remota entre equipes

Atualizado: há 5 dias


Estamos vivendo um momento que trabalhar em equipe e de forma produtiva não é sinônimo de estar junto fisicamente.


Também percebemos muito a utilização do termo de colaboração corporativa. Mas, você sabe realmente o que significa? Trata-se de uma expressão em que os membros da equipe trabalham juntos para atingir um objetivo comum. Entender desse assunto e, contar com boas tecnologias como a videoconferência e a telefonia em nuvem podem trazer uma cultura empresarial mais inovadora e solucionadora de problemas.


A videoconferência, por exemplo, permite que indivíduos de vários locais colaborem como uma equipe - discutindo metas, progresso e desafios e trabalhando coletivamente em um projeto, onde quer que estejam localizados no mundo. E o uso dessa solução além de aproximar, também traz reduções de custos para as companhias.


A telefonia em nuvem também vem ganhando cada vez mais adeptos, pois também oferta o senso de colaboração e, sem ela a mobilidade, escalabilidade, flexibilidade e integração com outras soluções não seriam tão usuais como são hoje.


Através dessas tecnologias, as empresas possuem equipes remotas, escolas estão ampliando o formato EAD e até a área da saúde hoje pode oferecer a telemedicina.


Em outros artigos falamos dessas soluções e de como elas ajudam na produtividade. Mas, hoje a Meso vai listar os principais desafios da colaboração, confira:


  • Nivelamento de conhecimento entre a equipe: embora a divisão do trabalho pareça uma forma natural de se fazer as coisas, ela também pode causar lacunas de conhecimento entre os membros da equipe. O que pode deixar alguns de fora do “circuito”. Não deixe de reservar um tempo para compartilhar informações, decisões e promover a troca de experiências.

  • Ruídos no entendimento: os fatores que tornam uma comunicação perfeita são: a clareza e a objetividade. Acontece que nenhum profissional tem tempo para reuniões ruins, seja o conteúdo que está sendo discutido ou a tecnologia usada para fazer a ligação, ter uma maneira clara de se comunicar com sua equipe é essencial quando se trata do sucesso dela. Por isso, o planejamento pode muito ajudar a superar esse desafio. Não deixe de certificar que as suas ferramentas de colaboração estejam atualizadas, fáceis de gerenciar e que sejam compreendidas por todos. Tendo o funcionamento correto ninguém terá uma desculpa para não estar conectado.

  • Conhecimento de metas e objetivos: todos nós sabemos que a comunicação é fundamental, mas a mesma precisa ser regular, especialmente ao discutir metas e expectativas. Quanto mais você reitera as tarefas e objetivos para sua equipe, mais claro eles ficam sobre o que precisam fazer para atingi-los.

  • Valorize a diversidade no grupo: contar com soluções que aproximam pessoas (como a videoconferência e telefonia em nuvem) são tão importantes, pois com a diversidade podemos aprender uns com os outros.


Ter uma empresa remota e que oferece as melhores soluções para que os colaboradores se sintam próximos não é impossível. E a Meso pode te ajudar. Unir tecnologia e bons processos internos são cruciais para o sucesso de qualquer companhia. E nossa equipe gostaria de te apoiar. Temos algumas ofertas para você, como:

  • Teste gratuito de 30 dias de vídeo: https://bit.ly/3hotRP

  • Teste gratuito da nossa solução em nuvem (solicite pelos números de contato ou através do nosso e-mail).


Ligue para um dos nossos números ☎(31) 2526-5111 ☎(11) 3164-6301 ☎(21) 2018-4975 ☎(61) 3550-6750 ou se preferir envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br

Posts recentes

Ver tudo

São Paulo

Av. Paulista, 1.765, 7º Andar, Conj. 72, CV: 8572, Distrito Bela Vista, São Paulo / SP. 

CEP 01311-200

Tel: (11) 3164-6301

contato@mesotelecom.com.br

Rio de Janeiro

(21) 2018-4975

Minas Gerais

Av. do Contorno, 6.434, Sl 402, Savassi, Belo Horizonte / MG.

CEP: 30.110-044

Tel: (31) 2526-5111

contato@mesotelecom.com.br 

Regional Centro-Oeste

Brasília

(61) 3550-6750