top of page

Case de Sucesso: Uso da Telefonia Virtual Livre de Licenças na Prefeitura de Lagoa Santa

Atualizado: 23 de jul. de 2020


A cidade de Lagoa Santa faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e fica a 35 km da capital mineira. Segundo senso de 2017, a cidade possuía 61.752 habitantes. Lagoa Santa é destaque no turismo e também é referência mundial pelo patrimônio arqueológico, conhecida por águas milagrosas e com destaque para as pesquisas e descobertas da Megafauna empreendidas pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund; o histórico das pesquisas arqueológicas Franco-Brasileiras e informações sobre as primeiras ocupações humanas na região com a descoberta do crânio humano de “Luzia”, com mais de 11.500 anos e a História da Batalha de Lagoa Santa na revolução de 1842.


As descobertas e pesquisas científicas empreendidas na região desde o séc. XIX pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund elevaram a cidade à nível internacional, constituindo uma área de grande importância científica. Suas pesquisas e análises foram de enorme importância para a Teoria de Evolução das Espécies, publicada em 1859 por Charles Darwin. No início da década de 1970 ocorreram, na região, pesquisas da missão franco-brasileira, coordenada pela arqueóloga francesa Annette Laming Emperaire, que renderam um dos achados de maior destaque na região, o crânio humano de Luzia, com datações de 11.500 anos, sendo esse um dos fósseis humanos mais antigos a serem encontrados na América do Sul.


A Meso se orgulha em ter o município como seu parceiro e conta um pouco sobre esse projeto. Vale destacar que Lagoa Santa é considerada a primeira cidade digital do Brasil.


E a área TI da prefeitura preocupada com os custos na área de telefonia e com recursos limitados, realizou por meio de licitação, a evolução da telefonia tradicional para a Comunicação em Nuvem Privada e a Meso, hoje, cuida desta importante parte da telecomunicação da prefeitura.


Em conversa com os servidores Daniel José Souza de Jesus – Coordenador do desenvolvimento tecnológico e com o Leandro de Freitas Silva gerente de telefonia, responsáveis pela implantação da telefonia em nuvem privada no município. Explicam que as primícias do setor deles são gerar tecnologia e apoiar todos os setores, pois acreditam que a “boa tecnologia” impacta na entrega de um bom resultado para a população.


Quando questionados sobre o motivo da mudança do sistema de telefonia tradicional para a nuvem privada livre de licenças, os mesmos explicaram que com a antiga tecnologia a prefeitura ficava limitada ao número de licenças disponível no sistema, devido aos altos custos, dessa forma, a antiga tecnologia impedia o crescimento do número de ramais e da implantação de novas facilidades, prejudicando usuários e serviços essenciais. O que era um grande problema, pois surgiam novos setores e a própria cidade estava crescendo. Na área de Telecom, chamamos de escalabilidade e com o PABX comum, esse é um dos grandes problemas dos usuários: a dificuldade de aumentar ramais e a dificuldade de contratar e implantar novas facilidades telefônicas e de comunicação unificada e mobilidade, o que na telefonia em nuvem livre de licenças não é um problema para o cliente. Leandro revela que o sistema antigo fazia que fosse impedido até a colocação de outras soluções e destaca a simplicidade de configuração da atual tecnologia.


Já o coordenador de desenvolvimento tecnológico, acredita que a implantação da telefonia virtual fez com que reforçasse ainda mais o título de 1ª cidade digital, principalmente com relação a redução de custos e implantação de tecnologias. Antes haviam alguns problemas técnicos de comunicação entre endereços da prefeitura, que hoje não existem mais. Eles destacam que hoje não é preciso pagar para atualização de PABX e hoje a prefeitura tem toda a autonomia para essa área.


A mobilidade também é um assunto destacado pelos servidores. E com a pandemia do Covid-19, a telefonia em nuvem veio numa hora certa. Porque a prefeitura precisou implantar o estilo de trabalho home office, com muitos colegas usando seus ramais em aparelhos móveis como tablet, celular e laptop.

Quando perguntado sobre economia, a resposta foi: “com certeza! Se não fosse essa tecnologia hoje teríamos que investir em outros equipamentos, principalmente devido a pandemia. A prefeitura deixou de ter que investir grandes valores em licenças de software, hardware e serviços para a atualização do sistema, ampliação de licenças e novas facilidades como URA, Call Center e Mobilidade”.


A Meso acredita que com essa economia de valores é possível ao município, investir o capital economizado em outras verticais importantes, como saúde, educação e segurança pública.


Foram instalados diversos ramais em diversos órgãos municipais como: Centro Administrativo, escolas, postos de saúde e etc. E agora, a prefeitura pretende disponibilizar novos ramais em convênios como Polícia Militar e Polícia Civil. E a equipe de TI enxerga a solução como uma grande vantagem, principalmente por poder fazer isso a baixo custo. E a tecnologia trouxe até mais produtividade ao trabalho deles, que conseguem hoje realizar atendimento remoto e dar manutenção de maneira muito mais fácil. Leandro destaca que a cidade de Lagoa Santa não é grande, mas muitos dos locais ficam de um extremo ao outro e, o antigo sistema demandava muito tempo para que eles conseguissem ir em pontos distintos. “Hoje em fração de segundos resolvo a situação desses ramais. Com isso, nosso trabalho é feito da melhor maneira possível”, destaca Leandro.


Quando perguntado se estavam satisfeitos com a nova solução e com a Meso: os mesmos responderam em um consenso: sim! Destacaram o suporte e atenção dos profissionais da Meso, em especial ao líder técnico Jeremias Marques.

Andando pelos setores da prefeitura, os profissionais da Meso puderam constatar a utilização e satisfação dos demais colaboradores da prefeitura. E um ponto muito interessante da visita, foi a apresentação do rack no Data Center onde ficava a solução antiga. Com a telefonia em nuvem, o espaço não é tomado. E hoje só resta lembrança de um grande espaço vazio que era ocupado pela solução antiga.


De acordo com o CEO da empresa, Reginaldo Fernandes, a Meso instalou e mantém a telefonia em nuvem privada com licenças free para a prefeitura. Os colaboradores terão toda a liberdade para crescerem ou reduzirem ramais e ainda podem falar gratuitamente entre si. Agora podem ter ramais em prédios separados por grandes distancias, utilizam mobilidade para e implantaram um Call Center para ajudar profissionais de saúde ao enfrentamento da pandemia do Covid-19 sem novos custos.


Uma outra característica desse projeto está relacionada com a telefonia em nuvem ter sido instalada em uma Máquina Virtual no data center do cliente, o que garante uma latência baixíssima e única, além de redundância com alta disponibilidade. Além disso, para crescer, basta aumentar a configuração da máquina virtual.


Se você deseja implantar essa solução no seu município converse com os consultores da Meso. Descubra como essa tecnologia reduzirá custos e ajudará seus colaboradores a continuarem executando suas atividades, mesmo diante de uma pandemia.

Solicite uma demonstração gratuita!

Ligue (31) 2526-5111 ou envie um e-mail para contato@mesotelecom.com.br


Opmerkingen


PREÇOS E ENTREGA
 

Os preços exibidos não incluem possíveis taxas que podem ser cobradas por empresas de cartão de crédito ou entidades bancárias, por exemplo no caso de pagamentos em parcelas. 

Política de Entrega

Utilizamos múltiplos serviços de entrega, assim, o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente.

Data estimada de entrega dos produtos:

 

O prazo de entrega, em geral, é de 5 a 60 dias úteis, dependendo do endereço de entrega e do produto contratado.

Recomendamos que verifique o status de seu pedido com seu consultor Meso.

Caso a entrega não seja concluída, haverá uma nova tentativa em seguida.

O produto retornará para o distribuidor caso as tentativas falhem.

DADOS CADASTRAIS
 

Meso Telecomunicações e Sistemas Ltda.

contato@mesotelecom.com.br

CNPJ: 18.342.807/0001-78
 

Escritório Brasília

(61) 3550-6750

Escritório São Paulo

Av. Paulista, 1.765, 7º Andar, Conj. 72, CV: 8572, Distrito Bela Vista, São Paulo / SP. 

CEP 01311-200
(11) 3164-6301

​​

Minas Gerais

Av. do Contorno, 6.434, Sl 402, Savassi, Belo Horizonte / MG.

CEP: 30.110-044

(31) 2526-5111

Escritório Rio de Janeiro

(21) 2018-4975

POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E REEMBOLSO

Você pode trocar os produtos adquiridos até 15 dias após recebê-los devolver os itens em até 5 dias após a entrega, desde que o produto esteja etiquetado, com todos os acessórios e não tenha sido utilizado.

Contate-nos através de nossos canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução.

Reembolso


Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso (decorrente de devolução) no cartão de crédito ou em conta corrente com mesma titularidade.
A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.

bottom of page