V De acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) que atua na representatividade do setor hospitalar no Brasil, em janeiro de 2019, havia 4.267 hospitais privados no Brasil, a maioria localizada na região Sudeste (41,4%), especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Já uma outra iniciativa realizada pela Associação Brasileira de Hospitais (FBH) que atua na representividade do setor hospitalar no Brasil, aponta que a maior parte de denúncias realizadas por usuários é a demora no atendimento. Os problemas com remédios (37%), leitos (31%) e materiais (27%) também estão entre as principais denúncias.
O ambiente hospitalar deve ser caracterizado pela humanização, ou seja, quando os envolvidos trazem um ambiente mais humano, mais benévolo e afável. Esse comportamento tem como um dos principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores. Muitas vezes essa “sensibilidade” acaba com a falta mão de obra qualificada, com o excesso de burocracia e quando não se há recursos que poderiam trazer mais qualidade ao atendimento dos usuários.
Diante dessa situação, as instituições reconhecidas serão as que oferecerem um ambiente de qualidade (seja com equipe treinada e com recursos excelentes e inovadores), como a implementação de soluções de TI e melhoria nos processos internos.
Mas como exatamente buscar mais qualidade no atendimento da área da saúde?
Pois é o que você vai descobrir agora mesmo, acompanhando os próximos tópicos listados pela Meso, confira:
- Invista na capacitação de sua equipe profissional e no envolvimento com o público: qualificar todo um time é muitas vezes um grande desafio para os hospitais, pois envolve tempo e investimento financeiro. Utilizar tecnologia e plataformas que auxiliam nessas ações, como a educação a distância (EAD), videoconferência e conteúdo online podem diminuir as barreiras, diminuindo custos e possibilitando a continuidade de treinamentos.
- Obtenha acreditações hospitalares: acreditação hospitalar refere-se a uma certificação de qualidade, como a ISO, por exemplo, mas exclusiva para instituições de Saúde.
- Invista em tecnologia para comunicação entre setores: as ferramentas de colaboração, como o Rainbow da Alctel-Lucent pode trazer uma grande ajuda nesse ambiente. Pois, trata-se de uma plataforma de comunicação e colaboração de nível empresarial, baseada em nuvem, flexível, escalável, fácil de instalar e fácil de usar. O Rainbow adota uma abordagem de nuvem híbrida e você ainda consegue ter acesso a todos os históricos das conversas. Além disso, a solução oferece voz, vídeo, mensagens, conferências, mobilidade, rede social e compartilhamento de arquivos em uma única plataforma com uma visão totalmente unificada.
- Serviços baseados em localização (LBS): um recurso relativamente novo são os Serviços Baseados em Localização, usando a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Uma infraestrutura LBS foi projetada para fornecer orientações (navegação passo a passo interna), geolocalização (onde estou, onde é o meu destino) e geonotificação (envio de mensagens, por exemplo, higiene das mãos para entrada / saída), bem como rastreamento de ativos, localizando pessoas e ativos:
• Simplifica a jornada do paciente com ferramentas de navegação autoguiada e quiosques interativos que, quando localizados na seção ambulatorial ou na sala de espera, promovem a disseminação de informações e o auto-registro do paciente para reduzir ou eliminar os tempos de espera;
• Protege pessoas e propriedades com uma solução inteligente de processamento de alarmes, capaz de conectar eventos gerados por um indivíduo. Uma pessoa, um sensor ou objeto conectado que a equipe, com as habilidades apropriadas e mais próxima do alarme, pode responder;
• Permite que os enfermeiros passem mais tempo com os pacientes, pois podem reduzir a quantidade de tempo procurando médicos ou equipamentos médicos;
• Melhora os serviços de manutenção, monitorando os recursos médicos e não médicos para melhor organizá-los;
• Reduzir o tempo de inatividade das instalações ou equipamentos críticos;
• Sincronizar horários de tratamento do paciente;
• Melhorar o gerenciamento de inventário.
O diagrama a seguir ilustra alguns exemplos de como o OmniAccess Stellar LBS, integrado a um aplicativo hospitalar, pode ajudar os hospitais a melhorar a continuidade do atendimento ao paciente, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência do fluxo de trabalho.
Os colaboradores da Meso têm 30 anos de experiência na área de telecom e 20 anos com a marca Alcatel-Lucent, dessa forma farão com que seu hospital se comunique de forma eficiente, inteligente e segura.
Nossas ferramentas de comunicação em saúde permitem acesso onipresente a cuidados de qualidade para todos, simplificando as operações do dia a dia e oferecendo melhores resultados.
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