Como os cases de sucesso têm gerado impactos positivos nas empresas


Produzir um estudo que conecte melhorias na empresa versus engajamento dos funcionários acaba sendo a receita de sucesso das companhias. O case de sucesso é um estudo produzido por qualquer instituição, cuja grande intenção é construir uma implementação que traga resultados a determinados campos da companhia. Na maioria das vezes esses projetos têm intuito de fomentar áreas que necessitam de atualização.

Quando pensamos em impactos, podemos dizer que as organizações, através desses estudos, conseguem trazer visibilidade para a sua marca, comprometimento de equipes, estímulos para novos estudos, visto que estas implantações, em grande parte, contribui para economia, sustentabilidade, melhorias no processo de trabalho.

Casos de sucesso

Elvise Bresciani, CIO da Ciser, foi responsável pela produção de um Case de sucesso na sua empresa intitulado “CISER adota novo conceito tecnológico em sua arquitetura de TI”, que visava atualizar a infraestrutura de TI utilizando a tecnologia GPON (Giga Passive Optical Networks), por esta apresentar o melhor custo x benefício.

A disposição dos equipamentos e dos pontos de acesso necessários para a área industrial tornou o projeto flexível e expansível, otimizando investimentos futuros. Bresciani comenta, que a área de TI participou ativamente das definições da planta na busca da melhor alternativa tecnológica. “O desafio sempre foi reduzir os investimentos e ao mesmo tempo disponibilizar uma infraestrutura de alta performance. Através da tecnologia GPON conseguimos atender todos os requisitos. A escolha dos parceiros para o projeto também foi assertiva”, reitera.

Mas os benefícios foram além das melhorias na sua companhia, o CIO destaca que os estudos proporcionou a integração da equipe e o que se tornou fundamental para alcançar os resultados almejados.

Para Gustavo Costa Oliveira, responsável pelo case de sucesso “BRB usa ferramenta de testes automatizados para obter mais agilidade nos processos bancários”, a condução do projeto aconteceu da necessidade criar uma interface com o usuário, visto que os processos de homologação eram executados manualmente por ferramentas de WebService ou por meio de canais existentes, gerando uma demanda de tempo e recursos.

Com a ideia de otimizar essa metodologia, foi realizada a automação dos testes bancários com uma interface funcional.Oliveira explica “Após a implementação dos testes automatizados das transações, os usuários tiveram uma redução considerável no tempo de execução deles, a organização passou a ter uma melhor gestão dos recursos humanos envolvidos nos testes, a validação do escopo do sistema passou a ser mais eficaz e eficiente e a estabilidade das transações bancárias tende a aumentar proporcionalmente ao escopo implementado”, acrescenta Gustavo. Essa implementação refletiu em uma melhoria de 98,2% em relação ao tempo gasto anteriormente.

A organização passou, inclusive, a ter uma melhor gestão dos recursos humanos envolvidos nos testes, já que a validação do sistema passou a ser mais eficaz e eficiente, fazendo com que a estabilidade das transações bancárias tenha tendência a aumentar.

Já Anderson Sanches, CIO do SESC-PR, trabalhou com a sua equipe um case voltado para formação profissional, visto que o SESC possui uma política ativa de treinamentos corporativos. Em uma análise financeira foi levantado que os custos para realização destes treinamentos era muito alto. E foi aí que surgiu a ideia de produzir o case intitulado “Implantação de sistema e-learning corporativo gera economia de investimentos em treinamentos internos”. Sanches comenta que o projeto foi implantado em três meses, e contou com o envolvimento de quatro colaboradores da TI e dois colaboradores do RH, responsáveis pela área de desenvolvimento humano da instituição e os benefícios. “A implantação foi muito rápida e o retorno foi imediato. Logo no primeiro treinamento piloto da solução, houve uma economia de R$25.000,00, fato que evidenciou a importância da ferramenta” dispara Sanches.

Em relação à integração de funcionários na companhia, Anderson completa que a produção dos Cases de sucesso dentro do SESC Paraná representa um fator importante de motivação e engajamento de toda equipe envolvida no processo.

A visibilidade do trabalho realizado demonstra a importância do compromisso constante com a inovação, novas soluções e o sentimento de conquista. “Através destas iniciativas os colaboradores se sentem motivados a levar suas ideias de inovação à frente, pois fica evidente o esforço da companhia em não só incentivar, mas também colaborar para que ideias inovadoras possam ser colocadas em prática em benefício da instituição e da sociedade, fomentando a convergência das ações individuais de cada colaborador com a missão e visão da empresa”, afirma o CIO do SESC-PR.

E sua empresa, está pronta para criar um case de sucesso?


13 visualizações